A oficina “AfroDRAMAS: Um passeio teórico e prático através do Teatro Negro no Brasil” é um curso teórico e prático, que investiga os elementos fundadores da ‘experiência expressiva’ do corpo negro nas artes cênicas no Brasil e no mundo, através de uma teia semiótica e sóciopolítica, analisando na teoria e na prática, o que compreendemos como “Teatro” (in lato senso), assim como, a insurgência de um “Teatro Negro” como um latente manifesto. O workshop terá a duração de oito horas (nos dias 25 e 26 de julho), em que os participantes serão instigados a pensar o drama, como um reflexo de representações simbólicas de um povo, em seu contexto social e, político de existência e resistência cultural. A atividade é gratuita!
Os encontros serão ministrados pelo diretor, ator e ativista Angelo Flavio Zuhale, que utiliza os palcos para a denúncia e reflexão, mostrando o seu engajamento em defesa das causas sociais e raciais, abordando temas polêmicos em suas montagens, questionando a presença do negro e sua cultura em todas as esferas sociais e discutindo políticas reparatórias. Formado em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e também em direção Teatral na Escola de Teatro da UFBA, fundou a Cia Teatral Abdias Nascimento na UFBA, primeiro grupo negro de teatro de formação superior na Bahia. Já integrou e coordenou o Fórum de Performance Negra na Bahia, que representava mais de trinta grupos, entre companhias teatrais e de dança da Bahia.
Para fazer a pré-inscrição mande um currículo e uma pequena carta de intenções para o endereço: oficinaplanoanualccqm@gmail.com. A confirmação será feita por email
Oficina “AfroDRAMAS: Um passeio teórico e prático através do Teatro Negro no Brasil”
Data: dias 25 e 26/07 (quarta e quinta-feira)
Hora: das 10h às 13h
Local: Sala Andradas da Casa de Cultura Mario Quintana
Inscrições pelo e-mail oficinaplanoanualccmq@gmail.com
** Enviar na mensagem currículo e uma pequena carta de intenções **








