Ministério da Cultura e Banrisul apresentam:
Casa de Cultura Mario Quintana inicia o Plano Anual de Atividades 2018/2019
Programação contempla espetáculo teatrais, dança, música, circo, oficinas, debates e audições comentadas
A Casa de Cultura Mario Quintana é um dos principais espaços das artes no Rio Grande do Sul. Localizado no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio abriga dezenas de salas multiuso, com uma programação diversificada, democrática e acessível para todos os públicos. No mês de julho começa o Plano Anual de Atividades da CCMQ 2018/2019, que tem incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, gestão e planejamento da Cida Cultural, curadoria de Jessé Oliveira (diretor da CCMQ) e realização da Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e do Ministério da Cultura/Governo Federal.
O Plano Anual da CCMQ conta com uma série de atividades que trazem ainda mais vida cultural para a Casa. Será uma intensa programação artística, nos diversos espaços do prédio, de vários segmentos, para crianças e adultos. Um projeto para produção, reflexão e difusão da arte e cultura do Rio Grande do Sul. As atividades propostas dialogam com o perfil democrático e vibrante do público da CCMQ e terão audiodescrição e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Dentro do Plano Anual de Atividades estarão os seguintes projetos: Arte Para Todos; Teatro de Rua na Travessa; A Casa da Dança; Cenas Diversas; Cirquintana; Feste; Música no Jardim; Quindim do Quintana; Acalanto; Sapato Florido; Visitas Guiadas; QuintAnuário; Seminário de Dramaturgia; Seminários Produtivos; Audições Comentadas e Conversas Criativas.
A primeira atividade do Plano Anual será a mostra “Cenas Diversas – Cena Negra”, evento destinado a refletir aspectos da diversidade étnico-racial no campo das artes cênicas com os espetáculos “A Mulher Arrastada”, “Qual a diferença entre o charme e o funk?” e “En(cruz)ilhada”, entre os dias 24 e 26 de julho. Também vão acontecer duas oficinas de teatro com o diretor, ator e militante baiano, Ângelo Flávio.
QUAIS EVENTOS SERÃO REALIZADOS DURANTE PERÍODO DO PLANO?
ARTE PARA TODOS
Oferece a preços populares os espetáculos que realizam temporada nos teatros da Casa. (mensal – último domingo do mês).
TEATRO DE RUA NA TRAVESSA
Teatro de rua na Travessa dos Cataventos com curadores convidados. (mensal).
A CASA DA DANÇA
Explora os espaços da casa com a dança integrada às artes visuais, música e teatro. (mensal).
CENAS DIVERSAS
Espetáculos e oficinas de artes cênicas (teatro e dança) com temáticas importantes e que geram debate sobre diversidade estética. Neste ano, o tema será “Cena Negra”. (quatro edições ao longo do ano).
CIRQUINTANA
Difundir e fomentar a produção circense no Rio Grande do Sul e reforçar o compromisso da Casa de Cultura Mario Quintana com a pluralidade de linguagens artísticas. (mensal nas quintas-feiras).
FESTE
Festival que acontece com os finalistas de mostras do interior do Estado, com espetáculos das cidades de Itaqui, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Rolante, São Leo, Arroio dos Ratos, Uruguaiana, Osório, Rosário do Sul, Três Coroas e Viamão. (de cinco a nove de dezembro).
MÚSICA NO JARDIM
Atrações musicais no Jardim Lutzenberger. (sete vezes ao ano).
QUINDIM NO QUINTANA
Poesia na rua, ao meio dia, no palco amarelo e redondo. (mensal).
ACALANTO
Apresentações musicais acústicas selecionadas por chamada pública. (mensal).
SAPATO FLORIDO
Oficinas artísticas para o público infanto-juvenil. (atividade continuada).
VISITAS GUIADAS
Visitas guiadas com intervenções artísticas ao longo da Casa de Cultura Mario Quintana. (duas vezes por semana).
QUINTANUÁRIO
Publicação das atividades do ano, para a memória da produção cultural do RS.
SEMINÁRIO DE DRAMATURGIA
Encontro de dramaturgos brasileiros. O Seminário acontecerá em dois dias e apresentará oito palestras. Entrada Franca e tradução em Libras.
SEMINÁRIOS PRODUTIVOS
Doze palestras com temas relacionados a produção cultural contemporânea. Entrada Franca e tradução em Libras.
AUDIÇÕES COMENTADAS
Palestras com músicos renomados sobre a obra de algum artista e o processo criativo. Uma parte das vagas será direcionada para alunos da rede pública de ensino.
CONVERSAS CRIATIVAS
Dividido em três etapas: (1) Conversa com curador e artistas do Teatro de Rua na Travessa, com foco em alunos de teatro. (três vezes ao ano). (2) Conversa com curador e artistas do Cirquintana com foco em alunos de circo. (três vezes ao ano). (3) Conversa com curador e artistas do Casa da Dança com foco em alunos de dança. (três vezes ao ano).








