A iniciativa de um grupo de amigos da cultura se consolidou na AACCMQ
A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), entidade sem fins lucrativos fundada no dia 21 de dezembro de 1984, é pioneira em Porto Alegre por ter sido criada antes do funcionamento de uma instituição cultural. Ela surgiu graças à iniciativa de um grupo comprometido com o fazer cultural que encontrou apoio de integrantes do poder público. Esta união permitiu, em 1990, a entrega ao público do complexo cultural instalado no original edifício do no número 736 da Rua da Praia, onde funcionara o Hotel Majestic.
A efetivaçao do projeto ocorreu com a aprovação da Lei Estadual nº 7803, em 8 de julho de 1983. Já era então evidente a urgência da restauração do velho e abandonado prédio projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederpahn e construído a partir de 1916. Para isso, a Associação busc0u suporte financeiro obtido através da captação de recursos governamentais e privados.
Iniciativa de mecenato coletivo, a AACCMQ é a instituição legalmente constituída que possibilita a realização das atividades artísticas e culturais da Casa e também a manutenção física do prédio. Cabe a ela encaminhar projetos culturais que permitem a indispensável captação de recursos monetários e patrocínios.
Seu atual quadro diretor é integrado por: José Eduardo da Silva Vital (Presidente); Evelise Zimmer Neves (Vice-Presidente); Luiz Alberto Homrich Gusmão (1º Tesoureiro); Liana Beatriz Ferreira Zogbi (2ª Tesoureira); Maria Regina Ferreira (1ª Secretária); Vanessa Maria Ferreira Dutra (2ª Secretária). Faz parte do Conselho Fiscal: Luiz Gustavo Germano, Matheus Cunha Silveira, Maria Camargo Porcello, Rony Leal Panzani e Claudio Trarbach.
A AACCMQ funciona na sala 2 do segundo andar, da Casa de Cultura Mario Quintana. O endereço é Rua da Praia, 736, e os telefones: (51) 3227-3431, 3226-9284 e 3225-9587. O contato por e-mail: accmq@terra.com.br, o twitter @aaccmq e nossa fanpage: https://www.facebook.com/AACCMQ
No painel lateral, em Links Culturais, você encontra endereços de outras associações de amigos no Brasil e do mundo inteiro e que, a exemplo da AACCMQ, movem a cultura.