Flávio Porcello, integrante da diretoria da AACCMQ, homenageia a entidade

0 comments

Mais um depoimento para a Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e seus 30 anos. Desta vez, do jornalista e professor da Ufrgs Flávio Porcello, um dos descendentes de Horácio de Carvalho, dono do Hotel Majestic que desde 1990 se transformou na CCMQ.

“Minha relação com a Casa de Cultura Mário Quintana é muito mais do que de amizade!

Vem desde os tempos em que nossa família era proprietária do Hotel Majestic. Tenho ótimas recordações da minha vó Edith, a terceira dos quatro filhos de Horácio e Leocádia Carvalho. Meu bisavô Horácio imaginou que Porto Alegre cresceria muito no início do século passado e, com sua visão empreendedora, contratou projetos arquitetônicos de profissionais europeus para construir prédios que abrigassem nossos futuro visitantes. Entre eles o Hotel Majestic, inaugurado em 1924, e por muitos anos o mais importante da capital gaúcha.

Não conheci meus bisavós, mas a vó Edith reunia os netos e nos levava para almoçar no restaurante do Hotel onde contava histórias e relembrava com orgulho os tempos em que lá morou. Conheci o hotel em pleno funcionamento, inclusive quando Mário Quintana era seu hóspede mais ilustre. Mas também acompanhei a decadência do edifício. O Hotel fechou, as lojas comerciais que funcionavam no térreo também, e o prédio sofreu com falta de investimentos e manutenção. A família temia que a especulação imobiliária dos anos 70 do século XX que derrubava os imóveis antigos do centro da cidade em nome do progresso, da modernidade e da ganância também atingisse o Majestic. Antes que o prédio tão histórico virasse ruína, ou pior, cinzas e escombros no caso de algum incêndio criminoso, a família tomou a decisão de vende-lo. E, felizmente, o comprador foi o Estado. Só ele, um ente público, seria capaz de preservar a memória daquela imponente edificação, restaurando seus espaços e abrindo suas portas para as pessoas. Não fosse o estado hoje poderia estar lá instalado um banco comercial ou, muito pior, poderia ter virado um horroroso prédio-garagem, com o ruído dos motores de carros subindo e descendo os andares e espalhando mais gás carbônico no ambiente.

Felizmente o perigo passou. O governo do Estado tomou a correta decisão de criar ali a Casa de Cultura Mário Quintana. Além dos recursos financeiros para as obras físicas necessárias para a restauração, veio a ocupação dos espaços por pessoas, artistas, criativos, gente da cultura, que enche o ambiente de energia positiva e criativa. A casa está renovada, cheia de gente vibrante, alegre, ouve-se música, cantos, risos, alegria e descontração vindos de todos os lados. E lá de seus andares mais altos pode-se olhar todos os dias o pôr-do-sol do Guaíba que certamente meu bisavô Horácio foi um dos primeiros a ver lá de cima quando o prédio ainda estava em construção!

Hoje, por convite do presidente, meu amigo Eduardo Vital, fui eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana, o que muito me orgulha. Já me sinto amigo deste histórico prédio e de tudo que ele representa desde criança. É uma amizade antiga que cresce e se reforça a cada dia. E como amigos são um patrimônio que se guarda para a vida toda, aqui no final deste texto não poderia deixar de fazer um agradecimento especial ao Dudu Vital, à Liana Zogbi e à Maristela Bairros, queridos amigos e também membros da AACCMQ. Quero expressar a alegria e o agradecimento da nossa família para o resgate que vocês fazem do importante papel que meu bisavô Horácio Carvalho teve ao construir há quase um século esse verdadeiro monumento arquitetônico que tanto orgulha nossa Porto Alegre. Tenho voltado ao Hotel Majestic/Casa de Cultura Mário Quintana com com bastante frequência e a cada nova visita me encanto com alguma novidade, com algum espaço que eu nem imaginava existir. Como o maravilhoso jardim no terraço que fica para o lado da Rua da Praia. Ou o memorial que está em construção e vai perpetuar para as futuras gerações todas as lembranças afetivas que aquele maravilhoso edifício nos traz.

Vida longa Hotel Majestic!

Vida longa Casa de Cultura Mário Quintana!”

SIGA-NOS!

ARTIGOS RECENTES

ÚLTIMOS TWEETS

Leia todos os tweets

Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana © 2015

Desenvolvido por Like id