Cenas Diversas – Cena Acessível do Plano Anual de Atividades 2018 – 2019

0 comments

As artes cênicas, dança e a acessibilidade serão o tema central do projeto “Cenas Diversas: Cena Acessível”, entre os dias 27 e 29 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana. Através de peças de teatro, oficinas e diálogos, o universo das artes e o acesso da pessoa com deficiência à cultura são objetos de reflexão. Os espetáculos e as atividades foram selecionados especialmente para abordar as questões universais de acessibilidade.

O roteiro começa no dia 27 de novembro, terça-feira, às 20h30, na Sala Carlos Carvalho com o espetáculo “Malak – Tempo de Sonhos”, da Companhia Trivoli (Canoas). No elenco, artistas inclusos (deficientes) e não inclusos (não deficientes). A peça conta a história de um menino autista que não consegue sociabilizar-se com seu grupo do Circo. Malak decide viajar até a cidade grande em busca de aventura. O espetáculo que mescla música, teatro, dança e arte circense terá entrada gratuita, com retirada de senhas uma hora antes do horário de início. A sessão terá audiodescrição.

No dia 28, às 12h30, na Travessa dos Cataventos será a vez de uma performance de Timba (ritmo cubano), coreografada por Bianca Bueno. A música faz com que o grupo que está disperso, espalhado pelo local, se encontre num centro e comemore a vida. Os espectadores serão convidados para dançarem os artistas. Participam artistas cadeirantes e não cadeirantes.

No mesmo dia, às 20h30, a Sala Carlos Carvalho receberá a peça “Passo Mais Pra Frente Pode Ser”, com Leticia Carline (Coreografa e Bailarina) e Roberta Giovanaz Spader (coreografa e bailarina). O espetáculo de Caxias do Sul (RS) trabalha os estilos de dança flamenca e contemporânea isolados, e a inserção das deficiências como ferramenta artística. Ao longo da apresentação ambos se mesclam, tanto os estilos de dança, quanto as pessoas com e sem deficiência. A entrada é gratuita com retirada de senhas uma hora antes do horário de início.

Na quinta-feira, dia 29, acontecerá “NUS e [des]GRAÇADOS”, da Bahia, na Sala Carlos Carvalho, às 20h30. A peça reúne a performer e videoartista paulistana, Estela Lapponi, e o bailarino baiano Edu O. A parceria de Edu e Estela começou em 2007, quando o Núcleo Dança Aberta produziu em São Paulo: “Joy Lab Research”. A montagem proporcionou um encontro de danças e ideias entre os dois artistas, que buscam maneiras de fortalecer um discurso comum: o pensamento decolonial e mercadológico sobre o corpo com deficiência em cena e fora dela. O espetáculo também conta com locução a cantora Joana Flor. A entrada também é gratuita com retirada de senhas uma hora antes do horário de início.

A programação do “Cenas Diversas: cena acessível” contemplará também oficinas e um diálogo, todos no dia 28 de novembro. A oficina “Diversos Corpos Dançantes”, com Daniel Elizeu, acontecerá das 10h às 12h, na Sala Hermes Mancilha. O trabalho propõe prática e pesquisa da improvisação e composição coreográfica, sobre poéticas da integração entre diversas pessoas, seus corpos, movimento e suas experiências. O público alvo são pessoas com e sem deficiência que tenham desejo de dançar.

A oficina “Desejos Destoantes: experimentos para diversos corpos dançantes”, com Edu O e Willian Gomes, acontecerá na Sala Cecy Frank, das 14h às 17h. O trabalho é aberto ao público com e sem deficiência e visa promover reflexões sobre o corpo com deficiência na perspectiva da sexualidade, levantando discussões das relações de poder implicadas nos processos sociais que envolvem esses corpos. Encerrando a programação, o plano anual oferecerá o diálogo “Experiências Sensíveis, Criativas e Acessíveis”, às 18h, com Silvia Wolff (Santa Maria-RS) e Estela Lapponi (SP). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: oficinaplanoanualccmq@gmail.com

O Plano Anual de Atividades 2018-2019 da CCMQ tem incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, gestão e planejamento da Cida Cultural e realização da Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

SERVIÇO – CENAS DIVERSAS: CENA ACESSÍVEL:

 

ESPETÁCULOS:

 

Dia 27 de novembro

“Malak – Tempo de Sonhos”; Companhia Trivoli (Canoas)

Hora: 20h30

Local: Sala Carlos Carvalho

A sessão terá audiodescrição

Entrada gratuita com retirada de senhas uma hora antes.

 

Dia 28 de novembro

Apresentação da Coreografia de Salsa – Timba (ritmo cubano), coreografada por Bianca Bueno (POA)

Hora: 12h30

Local: Travessa Cataventos

Em caso de chuva, performance acontece na área interna da Casa.

 

“Passo Mais Pra Frente Pode Ser”, Leticia Carline e Roberta Giovanaz Spader (Caxias do Sul)

Hora: 20h30

Local: Sala Carlos Carvalho

Entrada gratuita com retirada de senhas uma hora antes.

 

Dia 29 de novembro

“NUS E [des]GRAÇADOS” Estela Lapponi, e Edu Ó (Salvador – Bahia)

Hora: 20h30

Local: Sala Carlos Carvalho

Entrada gratuita com retirada de senhas uma hora antes.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 18 ANOS

 

OFICINAS:

 

Dia 28 de novembro

Oficina “Diversos Corpos Dançantes”

Hora: das 10h às 12h

Local: Sala Hermes Mancilha

Ministrante: Daniel Elizeu (Poa)

Inscrições pelo e-mail oficinaplanoanualccmq@gmail.com

 

Oficina “Desejos Destoantes: Experimentos para Diversos Corpos Dançantes”

Hora: das 14h às 17h.

Local: Sala Cecy Frank.

Ministrante: Edu O e William Gomes (Salvador – Bahia)

Inscrições pelo e-mail oficinaplanoanualccmq@gmail.com

 

DIÁLOGO:

 

Dia 28 de novembro

“Experiências Sensíveis, criativas e acessíveis”

Hora: das 18h às 19h30

Local: Sala A2B2

Debatedoras: Silvia Wolf (Santa Maria-RS) e Estela Lapponi (SP)

Entrada gratuita.

Todas as atividades são gratuitas e têm a realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

SIGA-NOS!

ARTIGOS RECENTES

ÚLTIMOS TWEETS

Leia todos os tweets

Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana © 2015

Desenvolvido por Like id