Plano Anual de setembro oferece oficinas gratuitas

0 comments

Ministério da Cultura e Banrisul apresentam:

Programação de setembro do Plano Anual de Atividades 2018-2019 da Casa de Cultura Mario Quintana

Oficinas de música, teatro, dança e artes visuais estão entre os cursos gratuitos

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de Arte Sapato Florido da CCMQ! A seleção dos ministrantes foi feita após uma chamada pública de ocupação, aberta em julho. Serão cinco cursos, com encontros semanais e duração de três meses (de 19 setembro a 21 de dezembro). As aulas fazem parte do Plano Anual de Atividades 2018-2019 da CCMQ tem incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, planejamento e gestão da Cida Cultural e realização da Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e do Ministério da Cultura/Governo Federal.
Os workshops oferecidos contemplam teatro, dança, circo e artes visuais. No dia 19 de setembro começa a “Oficina de Clown” com Eveliana Marques (Ekin): atriz, professora de teatro (graduada no curso de Teatro/Licenciatura, pela UFRGS) e palhaça. Direcionado para jovens de 13 a 18 anos, o curso introduzirá algumas noções básicas e elementos para a construção de um clown. Através de brincadeiras do universo infantil, jogos específicos de palhaço e saídas de campo (com a utilização do nariz vermelho), será montado o clown pessoal de cada participante. No cronograma, encontros uma vez por semana, durante 12 semanas, totalizando 30 horas. O trabalho final será a apresentação de um exercício cênico
aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail palhacariaekin@gmail.com.
A Sapato Florido também receberá a oficina “Musicarte”, um curso interdisplinar com cruzamentos entre as linguagens da música e das artes visuais. Ministrado por Liana Keller e Marcio Sobrosa, a oficina integrará as duas formas de arte, finalizando com apresentação musical performática, com instrumentos, figurinos, cenários e adereços produzidos pelos participantes. Também será feita uma exposição dos trabalhos de foto performance, desenvolvidos durante o processo da oficina. A atividade é direcionada para jovens de 13 a 18 anos e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail lianatrapo@gmail.com.
“Jogos de Danças para Adolescentes”, ministrado pela professora, atriz e bailarina Daniela Aquino, utilizará a expressão corporal, em especial a dança, para auxiliar o adolescente a enfrentar barreiras como a timidez e a dificuldade de se comunicar e de se expressar. A dança desenvolve a capacidade de se relacionar com o próprio corpo, com o corpo do outro e com o espaço, de uma forma lúdica. A criação e improvisação dos movimentos ampliam o repertório gestual e desenvolvem a concentração, o foco e a
criatividade. A oficina é direcionada a jovens de 13 a 18 anos. As inscrições são feitas pelo
e-mail danicaquino@gmail.com.
A oficina “Malungo: Meu irmão de cor” vivenciará o caminho do Museu do Percurso do Negro de Porto Alegre. O grupo vai desenvolver performances que envolvam o afeto positivo e a subjetividade de adolescentes negros sobre questões étnico-raciais ligadas à negritude da cidade através do teatro. O trabalho será coordenado pela atriz Mayura Santos e as inscrições são recebidas pelo e-mail mayuramatos@gmail.com.
A oficina “Ilustração de Seres Híbridos e Fantásticos” vai estimular a criação de figuras híbridas imaginárias, incentivando a imersão no realismo fantástico, inventando personagens míticos e explorando a imaginação dos alunos, além do potencial artístico.

Também serão incluídos aspectos que incentivam a criatividade, aumentando a quantidade
de modelos, mesclando figuras e enriquecendo personagens criados. A oficina será comandada por Eduardo Uchôa , ilustrador e artista plástico. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: fantasticodesenho@gmail.com.

Serviço das Oficinas de Arte Sapato Florido:
* “Oficina de Clown”
Início: 19 de setembro
Oficineira: Eveliana Marques (Ekin)
Duração: 14h30 as 16h30, uma vez por semana, durante 12 semanas, totalizando em
30 horas.
Inscrições: palhacariaekin@gmail.com
Local: Sala Andradas da Casa de Cultura Mario Quintana
Público: jovens de 13 a 18 anos.

*“Oficina Musicarte”
Início: 19 de setembro
Oficineiros: Liana Keller e Marcio Sobrosa
Duração: quartas-feiras, das 14h às 16h30, até 19 de dezembro.
Inscrições: lianatrapo@gmail.com
Local: na sala da Oficina de Artes da Sapato Florido.
Público: jovens de 13 a 18 anos.

*“Oficina Jogos de Danças para Adolescentes”
Início: 19 de setembro
Oficineira: Daniela Aquino
Duração: quartas-feiras, das 15h às 17h, até 20 de dezembro.
Inscrições: danicaquino@gmail.com
Local: Sala Romeu Grimaldi – 3º andar.
Público: Jovens de 13 a 18 anos.

*“Malungo – Meu irmão de cor”
Início: 21 de setembro
Oficineira: Mayura Matos
Duração: quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, até 21 de dezembro.
Inscrições: mayuramatos@gmail.com
Local: sala da Oficina de Artes da Sapato Florido.
Público: Jovens a partir de 13 anos.

*“Ilustração de Seres Híbridos e Fantásticos”
Início: 21 de setembro
Oficineiro: Eduardo Uchôa
Duração: quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, até 21 de dezembro.
Inscrições: fantasticodesenho@gmail.com
Local: sala da Oficina de Artes da Sapato Florido.
Público: de 09 a 12 anos.

SIGA-NOS!

ARTIGOS RECENTES

ÚLTIMOS TWEETS

Leia todos os tweets

Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana © 2015

Desenvolvido por Like id