Museu do Louvre tem Sociedade de Amigos centenária que usa o sistema de mecenato coletivo

0 comments

A exemplo da AACCMQ, instituições culturais importantes do mundo inteiro contam com o suporte de sociedades de amigos para sua manutenção. O Museu do Louvre tem a Societé des Amis du Musée du Louvre (Sociedade dos Amigos do Museu do Louvre) que foi criada em 1897 por alguns políticos da Terceira República e altos funcionários da administração de Belas Artes.

Liberais e nacionalistas, estes amigos acreditavam que a colaboração da iniciativa privada poderia suprir as deficiências financeiras do Estado e fazer frente à concorrência estrangeira em especial da National Gallery de Londres ed o museu de Berlin, muito mais dotados que o Louvre.

Hoje com mais de 60 000 sócios, a Sociedade é o primeiro mecenas privado do museu, o mais antigo e com o maior número de adesões. Ela defende um modelo original de mecenato coletivo que conta com a generosidade de seus visitantes mais fiéis a quem propõe vantagens via seu Cartão de Amigo. As cotizações e as doações que recebe, lhe permitem dispor, a cada ano, de um recurso para aquisições de obras de arte de cerca de 3 milhões de euros.

Os integrantes desta associação formam um poderoso grupo independente de amantes das artes tanto franceses como estrangeiros. Ela representa e defende o interesse do seu público exigente que contribui coletivamente para a sustentação e o enriquecimento de um patrimônio nacional excepcional. É um dos principais interlocutores do museu,  associada à sua política de expansão dos públicos.

A Sociedade dos Amigos do Louvre foi reconhecida como de utilidade pública em 1898.

Veja mais em http://www.amisdulouvre.fr/

SIGA-NOS!

ARTIGOS RECENTES

ÚLTIMOS TWEETS

Leia todos os tweets

Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana © 2015

Desenvolvido por Like id